terça-feira, 25 de dezembro de 2012

SUGESTÕES PARA LIDAR COM A DEPRESSÃO

SUGESTÕES PARA LIDAR COM A DEPRESSÃO

Para termos verdadeiro sucesso contra ela, primeiro de tudo é de extrema importância conhecê-la profundamente. A depressão como sendo comum todos nós podemos passar por momentos com ela. Não é o caso da doença DEPRESSÂO. Não existe causa aparente, porque se alguém acha que foi por causa da morte de um ente querido, ou o despreso da pessoa amada, então todos que perderam um ente querido ou foram despresado pela pessoa amada iriam ter tal doença DEPRESSÂO. Note que nem sempre os que estão com DEPRESSÂO passaram por tais experiências. Também para facilitar o entendimento é bom compará-la com a AIDES. Assim como a AIDES destroi o sistema de defesa do corpo físico, a DEPRESSÂO destrói o sistema de defesa do corpo emocional. Como exemplo: Suponhamos que alguém que você ama lhe magoasse superficialmente. Dentro do que é normal logo se recuperaria emocionalmente, porque seu sistema de defesa do se corpo emocional, logo entrou em ação. Mas quem esta com a tal doença DEPRESSÂO, não se dá o mesmo porque o sistema de defesa do seu corpo emocional não reage, e com isso vem uma montanha de pensamentos negativos jogando a pessoa numa tortura emocinal terrível. Ajuda também entender que temos trê corpos em um: corpo físico; corpo emocional; e corpo espiritual. Para o corpo físico se manter é necessario do alimento físico, assim, tanto o corpo emocional e o espiritual também precisam do alimento emocional e o alimento espiritual. É fácil de identificar o alimento físico, mas o alimento emocional não. Tanto que o corpo físico dá o alerta quando esta faltando através da fome, mas o corpo emocional, tampouco o espiritual dificilmente dão o alerta através da fome. Motivo pelo qual precisamos treinar nossa sensibilidade nesse respeito. Para isso é necessário entender como é esse alimento emocional, pois não se pode comprá-lo em farmacias, drogarias, muito menos em supermercados, Uma experiência pode facilitar o entendimento.


Numa maternidade onde acolhia bêbês orfãos de mãe, exitia um berço que todos os bêbês que o ocupavam dificilmente entravam em óbito, ou se tivessem doente, logo se recuperavam. Isso despertou a curiosidade principalmente dos médicos. Só conseguiram desvendar o mistério quando designaram alguém para fazer o relatório de tudo que acontecia entre aquele berço com relação aos demais. A auxiliar de limpeza todo dia que fazia a limpeza do local, como aquele era o último berço, pegava o bêbê e brincava um pouco com ele, logo após o colocava novamente no lugar. Quase todas as vezes fazia isso. Constatou-se que o que acontecia de diferente naquele berço em relação aos outros, era o carinho da auxiliar de limpeza diariamente. E também que o carinho é o que fazia a diferença. Naturalmente quando o bêbê se torna adulto não seria apropriado receber carinho da mesma forma. Disso também dá para entender que o carinho dela dava prazer a ele, assim o prazer é o alimento do corpo emocional, portanto, tudo que nos dá prazer nos alimenta emocionalmente. Por isso que nós fomos criados para vivermos felizes, pois a felicidade esta ligada ao prazer. Assim, sentimos prazer ao enchergarmos em cores, não apenas em preto e branco como os animais. Podemos sentir prazer ao nos alimentarmos através do paladar, diferente dos animais que comem por instinto, ou seja, apenas para matar a fome, não por prazer. Ao ouvir uma música podemos sentir prazer, ao admirar um por do sol, ao olhar para o céu estrelado, enfim tudo isso ao nos proporcionar uma certa medida de prazer, nos alimenta emocionalmente. Que criador maravilhoso é Deus, não?
A DEPRESSÂO, " fecha nossa boca" para com o alimento emocional, porque ela nos tira o apetite para com o prazer, pois só conseguimos enchergar o lado negativo das coisas. Para combatê-la, uma das forma é reaprender a ver o lado positivo das coisas. Para isso é bom seguir os passos do maior instrutor que ja viveu. Quando ele estava diante do instrumento de tortura que tiraria sua vida sentiu alegria. E porque sentiu alegria, poque ele sabia que pensamentos positivo atraem outros pensamentos positivo e muitos pensamentos positivo atraem o ânimo. E uma pessoa quando esta animada desperta forças positiva. Ele naturalmente iria precisar dela para não fraquejar. Se ele focalisasse o lado negativo diante de tal situação, viriam outros pensamentos negativo, e por conseguinte viria o desânimo, e ele, além de não trazer força, iria combater a que restava. Nessa circuntância a derróta seria inevitável. È o que o texto de Hebreus 12:2 diz: "Fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, (estaca de tortura) desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus." O apóstolo Paulo também se confrontou com situação semelhante. Quando estava com um espinho na carne, algo que o torturva, note sua reação: "E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; 8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo." 2Co. 12:7-9 Sabendo de antemão que Deus não permitiria que fosse provado além do que podia aguentar, mudou o foco para o lado positivo de tal situação, note no próximo versículo: 10 "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte." Portanto se tanto a situação de Paulo, como a de Jesus Cristo teve seu lado positivo, a sua, por mais estressante que seja, tem o lado positivo.
Para nosso inimigo só existe dois tipos de pessoas: os que tem poucos dons, e os que tem muitos. Os que tem poucos ele não se preocupa tanto, porque se tiver do lado dele irá fazer pouco e se tiver contra ele também, mas o foco dele é para com quem tem muitos dons, porque se tiver do lado dele fará muito para ele, mas se tiver contra ele, fará muito contra ele. Se nossa luta não é contra carne e sangue, mas sim contra Satanás e seus demônios e ele usa o sofrimento como arma para nos colocar contra Deus. A DEPRESSÂO é um instrumento de tortura que ele usa nos que tem muitos dons. Mas assim como o apóstolo Paulo e Jesus Cristo, que naturalmente tinham muitos dons, o venceram, assim você que também tem muitos dons, poderá vencê-lo vencendo a DEPRESSÂO.
Pense que o inimigo esta valorisando o amor que você tem em Deus, porque quanto maior é o amor, maior é nossa fé nele e a fé conforme disse Jeus, pode remover montanhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário